Pintar o cabelo pode ser uma tarefa complicada, principalmente se você fica em dúvida sobre qual coloração ou nuance usar. A aposta de muitas mulheres é o ruivo, que varia entre vermelho vibrante e um laranjinha mais natural. Como selecionar o tom que vai exaltar sua beleza? Para ajudar nessa decisão, a influenciadora Ju Romano (@ju_romano) e a técnica da Ana Regina tiraram algumas dúvidas sobre essa mudança de visual.
+ Homem que gastou mais de US$ 16 mil para ‘virar’ cachorro se dá mal em prova de agility
+ 3 dicas criativas de maquiagem para o Halloween
Primeiro, não existe tom de pele correto para ter cabelo ruivo. É o que afirma Ju Romano. “Cabelo é pra gente despertar nossa personalidade, transbordar pela cabeça como a gente se sente, e isso não precisa ter ‘harmonia’. Essa ideia de harmonizar tudo só faz com que cada vez mais todo mundo fique igual e todas nossas diferenças, que deveriam fazer a gente se destacar, acabam sendo apagadas”, explica.
Para escolher a tonalidade que queria, Ju mirou na atriz Marina Ruy Barbosa. “No caso específico do meu ruivo, eu escolhi a tinta Ruiva Mais Provocante, porque eu queria um ruivo mais próximo do tom natural, uma coisa meio Marina Ruy Barbosa, e que desbotasse para uma cor bonita também, assim eu não precisaria ficar frenética nos retoques”, continua.
Ela avisa que essa cor de cabelo é uma das que mais desbota e, por isso, antes de optar pela coloração, saiba que os retoques de cor serão frequentes, ou seja, a cor do comprimento deve ser retocada a cada quinze dias, e a raiz, uma vez por mês. “Uma coisa é fato: o ruivo desbota muito, então é uma cor que precisa de manutenção e cuidados frequentes. Para quem já está acostumada a cuidar dos fios, não faz tanta diferença. Agora pra quem não faz nada no cabelo e de repente quer ficar ruiva é sempre bom avisar que qualquer cabelo com tinta precisa de atenção.”
O importante também é realizar o teste de mecha, para ter certeza que a coloração vai atingir o resultado mais próximo como o da caixinha. “Os cabelos devem estar saudáveis e tratados, em uma altura de tom a partir de 8.0 e com a cor uniforme”, conta. Também é importante ressaltar que, caso seu cabelo esteja com alguma coloração mais escura do que o ruivo, o melhor é ir a um profissional, já que o pigmento artificial só é removido com descoloração.
Como pintar o cabelo em casa
Decidido o número da tinta que você irá usar, vem a parte que deixa mais pessoas com medo de fazer o procedimento em casa: pintar o cabelo sozinha. Ju explica como ela faz, e as dicas que ela dá podem ser bastante úteis para você. Confira o passo a passo da Ju:
- Divido o cabelo em 4 partes e geralmente começo aplicando a tinta por um dos quadrantes da parte de trás da cabeça, porque o braço cansa bastante ao ficar muito tempo levantado e, como a parte da nuca é a mais difícil para mim, prefiro estar 100% disposta quando faço.
- Depois de aplicar em todas as mechas – quanto mais finas as mechas que você separar, melhor o resultado, inclusive -, eu aguardo o tempo de espera indicado na caixinha (30 minutos no meu caso).
- Sempre que espero a tinta agir eu deixo o cabelo solto, para ela reagir com o oxigênio da forma mais homogênea possível.
- Ao entrar no banho, para retirar a tinta eu uso um creme de tratamento ultraprofundo. A química abre as escamas dos fios, então esse é um momento ótimo para aproveitar e já adicionar alguns nutrientes ao cabelo.
- Para finalizar a lavagem, só no dia do retoque eu uso uma técnica chamada co-wash, que consiste em lavar o cabelo apenas com o tratamento condicionante. Isso faz com que o cabelo desbote mais lentamente.
E, para finalizar, a influenciadora também contou seus segredinhos para fazer a cor desbotar o menos possível até o próximo retoque de tinta:
- Lavo o cabelo com shampoo hidratante e aplico SEMPRE o tratamento condicionante ao final da lavagem.
- Sigo um cronograma capilar alternando os cremes de hidratação, nutrição e reconstrução. Com ênfase na fase de reconstrução, que é superimportante para quem tem química nos fios.
- Aplico um creme para pentear depois do banho e antes de pentear os fios, para diminuir o atrito e deixar meu cabelo mais forte e mais protegido.
- Passo um leave-in com proteção térmica antes de submeter o cabelo a qualquer fonte de calor, como secador e modeladores.
- Passo um protetor solar capilar e/ou um leave-in que crie uma película em volta do fio antes de ir à praia ou à piscina.
- Faço banho de brilho ou uso a máscara tonalizante sempre que possível (mais ou menos 1 vez por mês), para reavivar os reflexos vermelhos do cabelo e pra fazer um tratamento mais profundo.
Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.